Mulheres Negras – Edição Condensada

A edição condensada do livro Mulheres Negras do Brasil, preenche a lacuna na formação de estudantes da educação básica brasileira, pois é um excelente material para compreender a história e a cultura afro-brasileiras e africanas, temas que desde 2003 tornaram-se obrigatórios no currículo das redes de ensino no país. Numa linguagem agradável e concisa, os/as autores/as Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil evidenciam a contribuição das mulheres negras na formação da identidade nacional. 

Disponível somente na versão impressa. Senac
Ano de publicação: 2013

Bahia de Todos os Santos(as) e Quilombos

Destinado aos educadores (as) do Ensino Fundamental, Bahia de Todos os Santos (as) e Quilombos – Guia do (a) Professor (a), busca contribuir para a compreensão de que a sociedade é formada por pessoas pertencentes a grupos étnico-raciais distintos, com culturas e histórias próprias, igualmente valiosas e que em conjunto construíram o Brasil.

Disponível somente na versão impressa.
Ano de publicação: 2012

História da Maria do Céu da Terra

Iniciativa do Cfemea, em parceria com a Redeh, essa publicação tem como objetivo subsidiar a discussão sobre o direito de decidir das mulheres através da história ficcional de Maria do Céu.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2009

Não à Violência Contra a Mulher Fazendo Escola II

Manual com textos para a reflexão com Educadores (as) com o objetivo de contribuir para estimular a reflexão e os debates na escola, entre alunos(as) e educadores(as), educadores(as) e educadores(as), educadores(as) e sociedade, educadores(as) e comunidade, quanto às diferentes formas de violências contra as mulheres e estratégias para superá-la.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2008

Minas de Quilombos – Livro

Resultado de uma pesquisa participativa, esta publicação traz uma parte da história dos remanescentes de quilombos no Brasil, especialmente os do Estado de Minas Gerais. Voltado para educadores/as de comunidades quilombolas e adjacências seu objetivo é contribuir para a implementação da Lei 10.639/03 que institui a obrigatoriedade do ensino de História da África e Cultura Afro Brasileira.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2008 - Esgotada

Minas de Quilombos – História em Quadrinhos

Uma história em quadrinhos criada pela Redeh que apresenta a realidade de meninas e meninos, jovens, homens e mulheres quilombolas que espalhados(as) pelo país, que lutam há muito tempo pela construção da cidadania, preservação de sua cultura e suas terras e principalmente, pelo direito de contar sua verdadeira história.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2008 - Esgotada

Gravidez na Adolescência e Sexualidade – Uma conversa franca com educadores e educadoras

Material oriundo da Pesquisa GRAVAD, desenvolvida por 3 universidades brasileiras (IMS/UERJ, ISC/UFBA e NUPACS/UFRGS) que ouviu 4.634 jovens, de diferentes segmentos sociais e econômicos, em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador. O manual aborda a questão da gravidez na adolescência e da sexualidade sem preconceitos.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2008

Nísia Floresta – Almanaque

Distribuído para 18 mil escolas da Rede Pública de Ensino, o kit pedagógico do Projeto Memória contém um almanaque histórico, de 64 páginas, para que os professores possam trabalhar o conteúdo da vida e da obra de Nísia Floresta em sala, de maneira multidisciplinar.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2007

Fazendo pesquisa para Advocacy: A arte de converter o impossível no inevitável – e com baixo custo

Este guia baseia-se num anterior, co-escrito por Emma Must para a Health Bridge, antiga Path Canadá, que produziu material sobre como trabalhar com Advocacy e com a mídia para a sensibilização da sociedade sobre os malefícios do tabaco.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2008

Doações da Indústria do Tabaco – Aceitar dinheiro da indústria de tabaco ajuda a vender mais cigarros e custa mais vidas

Traduzida e adaptada do original “Tobacco Industry Donations: How taking money from the tobacco industry helps sell more cigarettes and coast more lives”, a publicação aborda a busca por legitimidade que impulsiona a indústria do tabaco, pelo mundo, a apoiar instituições e financiar projetos.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2005

Agentes da Cidadania das Águas e a Convivência com o Semi-árido

Esta publicação é resultado do Projeto Convivência com o Semi-árido, realizado pela Redeh em parceria com a Agendha, no interior da Bahia e Alagoas, em consonância com o Pronaf, no sentido de contribuir para fortalecer a agricultura familiar e promover o desenvolvimento sustentável no meio rural.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2006

Nísia Floresta – Uma mulher à frente de seu tempo

Em sua décima edição o Projeto Memória, da Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Minc, Petrobras e Redeh, homenageia a educadora e escritora Nísia Floresta. Considerada precursora das idéias feministas no país, Nísia colocou em evidência, a defesa da escolarização de meninas e a questão das desigualdades entre os sexos, quando o termo “feminismo” nem sequer era conhecido.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2007

Quilombos – Espaço de resistência de homens e mulheres negros/as

Esta publicação traz uma parte da história dos remanescentes de quilombos no Brasil, especialmente os do Estado do Rio de Janeiro. Voltado para educadores/as de comunidades quilombolas e adjacências seu objetivo é contribuir para a implementação da Lei 10.639/03 que institui a obrigatoriedade do ensino de História da África e Cultura Afro Brasileira.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2005

Nísia Floresta – Guia do Professor

Distribuído para 18 mil escolas da Rede Pública de Ensino, o kit pedagógico do Projeto Memória contém um guia do professor, com orientações e sugestões pedagógicas para desenvolvimento de atividades, além de um cartaz de divulgação do projeto para ser afixado nas dependências de cada escola.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2007

Não à Violência Contra a Mulher Fazendo Escola I

A publicação convida a pensar a questão da violência contra a mulher, enraizada em questões históricas e culturais das quais a escola, com sua prática pedagógica, tem sido também alimentadora. O objetivo é estimular a reflexão, os debates na escola, entre alunos (as), educadores (as), e sociedade quanto às diferentes formas como a violência contra a mulher – explícita ou simbólica- está confortavelmente instalada e presente na sociedade e na vida escolar.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2005

Gogó de Emas – A participação das mulheres na história de Alagoas

A publicação traz à tona a valorosa e decisiva participação feminina das alagoanas que, rompendo com o “acanhamento”, não esconderam suas inquietações e inconformismos. É parte de um projeto que a REDEH desenvolveu com o propósito de contribuir para quebrar os silêncios seculares que mantiveram as mulheres esquecidas pela História oficial, o que se reflete na literatura escolar.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2005

Quilombos – Espaço de resistência de crianças, jovens, mulheres e homens negros – Revista em Quadrinhos

Uma história em quadrinhos criada pela Redeh que apresenta a realidade de meninas e meninos, jovens, homens e mulheres quilombolas que espalhados(as) pelo país, que lutam há muito tempo pela construção da cidadania, preservação de sua cultura e suas terras e, principalmente, pelo direito de contar sua verdadeira história.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2005

Cidadania das Águas- Manual para Agentes Comunitári@s

O programa de formação de Agentes de Cidadania das Águas foi lançado em 2002, focado no Nordeste, com o objetivo de potencializar o papel significativo que lideranças locais, sobretudo mulheres, podem ter na boa utilização de recursos que administrem ou facilitem o acesso à água e no papel de agentes de educação de programas voltados para o uso de tecnologias cuja principal finalidade é o combate à pobreza.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2004

Cambito e o Hip Hop na Linha de Frente Contra o Tabagismo – Revista em Quadrinhos

Através de uma história em quadrinhos, criado por Otavio Rios e publicada pela Redeh, o material apresenta os malefícios do uso do cigarro com linguagem direcionada para jovens.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2004

Controle do Tabaco e Desenvolvimento – Manual para Organizações Não Governamentais

Este manual é parte integrante do Projeto de Mobilização da Sociedade Civil para o Controle do Tabaco da Rede Tabaco Zero e foi traduzido e adaptado com a inserção de exemplos do Brasil. A proposta de mobilização teve início a partir do projeto Prevenção: Caminho para Saúde, desenvolvido pela REDEH — e apoiado pelo Ministério da Saúde através do INCA – Instituto Nacional de Câncer — em 2002 e 2003.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2004

Um Rio de Mulheres – A participação das fluminenses na história do Estado do Rio de Janeiro

A publicação Um Rio de Mulheres, está dividida em três grandes capítulos: Período Colonial, Período Regencial e Século XX. Traça um panorama histórico do Estado do Rio de Janeiro desde os primórdios da colonização, desta feita incluindo as mulheres.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2003

Agenda 21 das Mulheres da Floresta

Voltada para o cotidiano da região Amazônica, esta Agenda foi construída a partir dos resultados do Encontro Internacional de Mulheres da Floresta Amazônica, da Agenda 21 de Ação das Mulheres pela Paz e por um Planeta Saudável 2015, do I Encontro das mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira e da Plataforma Política Feminista.

Disponível somente na versão impressa (Esgotado).
Ano de publicação: 2003

Utilizando a Mídia para o Controle do Tabagismo

É um guia sobre como usar os recursos da mídia no controle do tabagismo, que pode ser útil tanto para quem tem experiência em assessoria de imprensa, organização de eventos e estratégias de comunicação como para quem é leigo no assunto.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2002

Cidadania das Águas

O manual Cidadania das Águas, elaborado para o projeto Educação, Cidadania e Desenvolvimento sustentável, aborda de forma simples como mulheres e homens podem ser agentes de desenvolvimento comunitário. O manual é escrito em formato de história em quadrinhos e apresenta a personagem Maria. Na história, Maria sonha com a ave Asa Branca e desperta para seu papel como agente de transformação de sua comunidade.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2002

Agenda 21 de Ação das Mulheres pela Paz e por um Planeta Saudável

Esta publicação fornece subsídios para a implementação da Agenda 21 das Mulheres no Brasil. Traz também um resumo das principais Conferências Mundiais.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2002

Geo Cidades – Relatório Ambiental Urbano Integrado (Rio de Janeiro)

Esta publicação é resultado do estudo realizado pela Redeh/Ibam/Iser com apoio do PNUMA e MMA, sobre a cidade do Rio de Janeiro no que diz respeito a questão ambiental e suas dinâmicas. Trata-se de um instrumento importante para o monitoramento e avanços realizados em direção ao desenvolvimento sustentável.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2002

Geo Cidades – Relatório Urbano Ambiental Integrado (Manaus)

Esta publicação é resultado do estudo realizado pela Redeh/Ibam/Iser com apoio do PNUMA e MMA, sobre a cidade de Manaus no que diz respeito a questão ambiental e suas dinâmicas. Trata-se de um instrumento importante para o monitoramento e avanços realizados em direção ao desenvolvimento sustentável.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2002

Sem Tempo a Perder – Manual para Agentes de Prevenção do Câncer de Mama e de Colo Uterino

A publicação “Sem Tempo a Perder” resulta da junção de dois manuais como parte do projeto Prevenção: Caminho para Saúde, fruto da parceria com o Programa Nacional de Prevenção do Câncer do INCA. O objetivo do projeto é a mobilização das organizações da sociedade civil, visando uma participação mais atuante na conscientização da população sobre seus direitos e o cuidado com a própria saúde.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2002

Geocidades – Indicadores Ambientais Urbanos

O propósito fundamental do projeto GEO CIDADES é propiciar a avaliação do estado do meio ambiente nos assentamentos urbanos, a partir da consideração dos determinantes específicos produzidos pelo processo de urbanização sobre os recursos naturais e os ecossistemas das cidades e seu entorno.

Disponível somente na versão impressa (Esgotado).
Ano de publicação: 2001

Agenda 21 – ESTRATÉGIAS DAS MULHERES PARA A RIO +10

Resultado da Consulta organizada pela Redeh para colher subsídios que fomentassem as estratégias das mulheres para a Rio + 10. O Relatório aborta a ação das mulheres pela paz e por um planeta saudável.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2001

Agenda 21 Local

O Guia Agenda 21 Local, apresenta o resultado do projeto Fortalecendo a Participação das Mulheres em Políticas Locais de Desenvolvimento Sustentável aplicado em seis municípios-referência no Estado do Rio de Janeiro: Resende, Macaé, Petrópolis, Volta Redonda, Duque de Caxias e Rio de Janeiro.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2000

Saúde em Promoção – Pare, Pense, Informe-se, Previna-se

Manual com informações sobre prevenção de DSTs e AIDS, voltado para as Mulheres, especialmente às frenquentadoras das Feiras Públicas da cidade do Rio de Janeiro.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2000

Abrealas

A publicação Abrealas, em formato de revista, conta um pouco do nascimento, cerca de cem anos antes, da chamada primeira onda do feminismo no Brasil. Produzida com o apoio da UNIFEM e da Prefeitura de Natal, em suas 56 páginas bem ilustradas é utilizada linguagem jornalística para registrar os primeiros passos, os esforços, as lutas, iniciativas e conquistas das precursoras na reivindicação dos seus direitos como cidadãs.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2000

Nunca é tarde, Nunca é demais – Orientação Sexual na Educação

O manual Nunca é tarde, Nunca é demais – Orientação Sexual na Educação -, parte do Projeto Por uma Educação não Discriminatória de Jovens e Adultos -, traz propostas, pistas, dicas, reflexões, sugestões de atividades e metodologias para trabalhar a orientação sexual enquanto tema transversal no Ensino Fundamental.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2000

Dicionário Mulheres do Brasil

Em outubro de 2000, após três anos de pesquisa, e graças ao apoio da Fundação Ford, foi lançado o Dicionário Mulheres do Brasil, obra coletiva organizado por Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil e publicada pela Jorge Zahar Editor. Conta a trajetória das índias, brancas e negras, dos vários períodos, que viveram nas diferentes condições sociais e que por diversas maneiras contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento e formação do país.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 2000

Educação para um Planeta Saudável

O manual Educação para um Planeta Saudável, parte do Projeto Por uma Educação não Discriminatória, trata de saúde e meio ambiente como tema integrador da questão de gênero, de raça e etnia e de direitos humanos. É fundamentado na crença de que nossa saúde depende não somente da saúde do planeta como também da nossa capacidade de estabelecer relações saudáveis no cotidiano.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 1999

O Saber-Fazer Feminino – Agentes de Prevenção de Vargem Grande e Adjacências

O Manual contribuiu para melhorar o nível de informações e auto-cuidado da população em geral sobre a AIDS e sua prevenção, especialmente para mulheres das comunidades da baixada de Jacarepaguá, através da capacitação de Agentes de Prevenção; lideranças comunitárias femininas e moradoras de Vargem Grande, Vargem Pequena, Riocentro, Curicica, Camorim e Jacarepaguá.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 1999

Poder Local, Eu também quero

O livro é destinado às lideranças femininas que atuam no nível local, neste caso no âmbito de atuação municipal. Reúne uma série de propostas de políticas que podem ser implementadas no nível municipal na área da educação, geração de trabalho e renda, acesso à terra e à moradia, promoção da saúde, prevenção e combate à violência e à discriminação contra as mulheres.

 

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 1999

Prevenção: Caminhos para a Saúde

O manual para Agentes da Prevenção do Câncer de Colo Uterino – Prevenção: Caminho para Saúde, foi elaborado para a capacitação e formação de Agentes de Prevenção, contém informações sobre o que é ser um(a) Agente, câncer e prevenção. Acompanha uma lâmina para ser distribuída pelos(as) Agentes em suas comunidades.

Disponível somente na versão impressa (Esgotado).
Ano de publicação: 1998

Cidadania e Gênero

A escola é o espaço privilegiado para a aquisição de conhecimentos e propagação de valores que, muitas vezes, reforçam conceitos e ações discriminatórias. Com o avanço dos movimentos sociais, entre os quais o movimento de mulheres, surgiu a possibilidade de transformação das relações entre homens e mulheres legitimadas, até pouco tempo, por pensamento e práticas de dominação.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 1998

Cidadania, Raça e Etnia

O Brasil tem hoje, diante de si, todos os desafios e problemáticas trazidas pelos processos de colonização que, excludentes, causam até hoje reflexos da desigualdade na sociedade brasileira. Entre estes, os de alguns grupos étnico-raciais – como os afro-descendentes e os indígenas- marginalizados em grande parte dos avanços e conquistas sociais, políticas e econômicas de país. E, dentre estes grupos, os contingentes femininos são ainda mais vulneráveis.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 1998

Ciclos da Vida

Um quase Almanaque sobre biodiversidade e a procriação humana. A Civilização industrial moderna alterou os ciclos da vida. O tempo do corpo humano mudou, mudou também o tempo das culturas agrícolas, das estações. Na verdade ficamos escravas (os) do tempo.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 1993

Planeta Fêmea

Uma publicação da Coalizão de Mulheres Brasileiras – da qual a Redeh foi uma das coordenadoras – que registra as estratégias e reflexões das mulheres antes e durante a Eco 92, especialmente os debates ocorridos no Planeta Fêmea e os Tratados sobre População, Meio Ambiente e Desenvolvimento.

 

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 1992

Terra Femina

Produzido pela Redeh e IDAC, com apoio da Fraven Anstiftung, o conjunto de textos reunidos nesta publicação expressa o ponto de vista das mulheres contra a unilateralidade da história humana ditada por um sexo que escreve o destino do outro, ditado por raças que escrevem o destino de outras e partilham do desejo de reescrever a história, de lutar por um mundo mais justo onde soprem os ventos do Sul.

Disponível em PDF.
Ano de publicação: 1992

Interrupção da Gravidez

O manual Interrupção da Gravidez – O que há de novo? Uma contribuição ao debate é um dossiê sobre as discussões em torno do aborto elaborado com o objetivo de reunir idéias, reflexões, artigos, projetos de lei e informações sobre o tema.

Disponível somente na versão impressa (Esgotado).
Ano de publicação: 1992