O Projeto Fortalecimento da Articulação das Mulheres Brasileiras – AMB, tem o objetivo de contribuir para o protagonismo das organizações de mulheres ampliando sua força política como sujeitas da defesa de direitos e consolidação da democracia política, social e econômica no Brasil.

Ressalta-se que esse fortalecimento se insere na construção de um ambiente político e institucional favorável, que gere maior reconhecimento da relevância da atuação da sociedade civil – em especial de redes de/e organizações de mulheres -, na defesa de uma sociedade justa e democrática que as contemple, ou seja, antipatriarcal e antirracista.

Atuando de acordo com estas perspectivas, este projeto contribuirá para aumentar a força da sociedade civil brasileira e sua capacidade de incidência para efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial ODS 3, 5, 10, 11 e 16.

Acreditamos também, que esse fortalecimento trará benefícios para o conjunto das mulheres brasileiras, ou seja, 51% da população, que são as beneficiárias finais. Isso porque a atuação da AMB se dá em prol dos direitos das mulheres, tanto do ponto de vista da sua efetivação nas políticas públicas, quando no tocante a sua realização na vida cotidiana e sua aceitação – se possível incorporação – pela sociedade brasileira. No presente contexto, a defesa e possível preservação de direitos hoje ameaçados por contrarreformas do estado brasileiro será importante contribuição para a vida das mulheres.

Fortalecimento da AMB e os desafios dos ODS