A REDEH sempre desenvolveu ações com instituições parceiras que comungam os mesmos ideias e valores compartilham metodologias. Uma das mais ativas e próximas organizações é o Instituto Sinal do Vale que atua no território da Baixada Fluminense, mais especificamente na Bioregião da Serra da Estrela em Duque de Caxias e Magé.
Lá o SINAL é proprietário de uma área de 200 hectares onde se desenvolvem um conjunto de iniciativas e atividades educacionais que visam fortalecer uma nova economia local regenerativa.
Muitos projetos do Sinal do Vale respondem aos desafios de implementação dos ODS. Merecem destaque:
A pequena empresa social, Madre Frutos, fábrica de processamento da jaca verde que promove o uso desse fruto abundante para alimentação local mais saudável, fortalecendo a segurança alimentar e o empreendedorismo local. A Madre Frutos prioriza o emprego de mulheres, particularmente mães solteiras, da comunidade. Desde a inauguração da fábrica de processamento, temos contratado 12 funcionários por safra e processado mais de 8 toneladas de jaca verde para restaurantes veganos e vegetarianos do Rio de Janeiro, mercados e feiras locais. (logo Madre Frutos)
O Caminho do Recôncavo da Guanabara, uma trilha de longa distância de 100 kms que percorre várias unidades de conservação na região. A trilha tem como propósito fomentar o ecoturismo de base comunitária desenvolvendo uma economia local baseada na regeneração da biodiversidade e na restauração florestal. O próprio nome da trilha, Caminho do Recôncavo da Guanabara, resgata como era chamada a região nos séculos XVIII e XIX, cenário de dinamismo econômico e social, com navegação abundante em rios e portos, que hoje ja não existem e precisam ser resgatados através da restauração dos ecossistemas. . A trilha tem também um forte apelo de desenvolvimento comunitário. A região é uma das mais carentes do Estado do Rio de Janeiro. (logo CRG)
Florestas do Amanhã, um esforço de reflorestamento de 30 hectares e 40.000 árvores no campus do Sinal do Vale, como parte do projeto de reflorestamento de 1.100 hectares de Mata Atlântica da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e gerenciado pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão. O projeto contempla 4 anos de duração e utiliza 4 técnicas de reflorestamento segundo as características das áreas designadas, incluindo um Sistema Agroflorestal escolhido como vitrine de inovação dada a experiência do SINAL como laboratório de soluções sustentáveis.
REDEH atua junto ao Sinal do Vale como um canal de doações de instituições parceiras para o multiplicação dessas iniciativas na Bioregião.
Site Sinal do Vale: https://pt.sinaldovale.org/
Instagram Sinal do Vale: https://www.instagram.com/sinaldovale/
Commentaires