Governança
Fundada em 1990, a REDEH – Rede de Desenvolvimento Humano, assim como tantas outras organizações que surgiram no processo de redemocratização no Brasil, inspirou sua origem na articulação de questões vitais para a sociedade brasileira, mas ainda pouco trabalhadas em nossa jovem democracia. O feminismo e ambientalismo, dois movimentos de grande repercussão e visibilidade no final dos anos 80 tinham afinidades, mas conversavam pouco entre si. Foi através do trabalho da REDEH e de outras organizações parceiras que as interfaces entre as mulheres e o meio ambiente ganharam visibilidade e uma nova plataforma para a ação.
O fato do Brasil sediar a ECO-92 criou um campo muito propício para a mobilização de diferentes setores do movimento de mulheres nacional e internacional que confluíram através do Planeta FEMEA, estratégia da qual a REDEH foi uma das principais arquitetas. O desdobramento dessa mobilização se propagou por diversos anos e ganhou muitos matizes. O trabalho da REDEH focalizou-se em traduzir para a prática recomendações de políticas públicas de gênero endossadas pela comunidade global nos Planos de Ação que resultaram das grandes conferências globais da ONU dos anos 90, especialmente a ECO 92 e Beijing 95. Isso fez com que desde seu início a REDEH se destacasse como uma organização pioneira, inovadora nos conceitos e na prática. O elenco dos produtos contidos neste site é um indicador dessa trajetória. Foram muitos os cursos de formação destinados a diferentes segmentos, tais como gestoras locais, professores/as, lideranças comunitárias, jovens. Significativas foram também as campanhas e publicações que abriram caminhos para que novos atores, novas organizações ocupassem espaço e iniciassem novas interlocuções no cenário nacional.
A REDEH percorre o Brasil de ponta a ponta deixando legados que em sua maioria continuam no trabalho de parceiros e parceiras e ocupa atualmente espaços mais estratégicos, como uma catalisadora de parcerias para o cumprimento de propósitos ainda muito significativos, como a conquista de direitos para as mulheres, o enfrentamento ao racismo e a defesa da justiça socio ambiental.
Gestão
Forma Jurídica
Sociedade Civil sem fins lucrativos
CNPJ: 39.064.233/0001-93
Representantes Legais
Thais Rodrigues Corral
Coordenadora Geral
Maria Aparecida Schumaher
Coordenadora Executiva
Endereços Web
Composição
ASSEMBLEIA GERAL
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
-
Clarita Carmo Ferrari Gonzales
-
Fabio Andrade Carneiro de Morais
-
Katia Clara da Costa
-
Jois Alves Ortega
CONSELHO FISCAL
-
Eduardo Custódio Martins
-
Patricia Irazabal Mourão
COORDENAÇÃO
-
Thais Rodrigues Corral
Coordenadora Geral
-
Maria Aparecida Schumaher
Coordenadora Executiva
CONSELHO CONSULTIVO
-
Alessandro Botsaris
-
Ana Laura Becker
-
Eduardo José Viola
-
Elizabeth Terezinha Vargas
-
Guido Gelli
-
Helena Teodoro
-
Leila Conceição
-
Lúcia Xavier
COLABORADORAS/ES
-
Cintia Rodrigues dos Santos
-
Cristina Chevalier
-
Kátia Costa
-
Liliane Brum
-
Lourdinha Antonioli
-
Luzia Falcão
-
Marta Moura
-
Rachel Ferreira Torres
-
Tiago Costa